Dom Quixote: Jhonny Oliveira
3 min.

Dom Quixote e a “instagramização” das relações sociais

Essa exploração, sem rumo algum, servindo a um “deus diabólico”, inconsciente e fetichista, está figurada na epopeia de Miguel de Cervantes, Dom Quixote, partindo de uma análise feita pelo sociólogo húngaro György Lukács em A Teoria do Romance, no qual é feita uma crítica ao “Deus demoníaco”, que institui uma consciência de dominação positiva, um progresso sem rumo, apenas para atender ao que a psicanálise denomina gozo do Outro
Ceará, Brasil
rafaelpaiva@judasasbotasde.com.br

O neoliberalismo do século XXI possui uma característica que o faz distinguir-se do seu passado biopolítico (ao que Foucault estabelece um dilema entre o regime biopolítico e o sistema neoliberal, impossibilitando-o de desassociar um de outro)[i]Foucault inclusive garante aos estudantes do Collège de France, em 1979, intitulado O nascimento da biopolítica, tornando-se uma obra póstuma de mesmo nome, que “(…), apesar de tudo, eu tinha … Ver fonte: a “exploração da liberdade” por meio da “digitalização” das relações sociais, desenvolvendo uma espécie de “fetichismo digital” e uma “reificação tecnológica”, através dos influenciadores digitais. Um digital influencer não nasce por geração espontânea, ele se torna reconhecido na medida que suas publicações agradam os olhares dos que podem vir a ser colaboradores de seu projeto. O número de pessoas que se encaixam nesse papel deve ser ínfimo, pelo fato de trabalhar como um agregador das massas, para atingir os interesses da burguesia. Uma conta no Instagram possui dois lados: uma conta pessoal, que é mais reservada, e a conta “comercial” (utilizada pelos influencers). Esta última possui o termo “comercial” não por acaso. O indivíduo que opta pela segunda opção deixa de ser um “ser humano” e se torna uma “mercadoria humanizada”, cujas relações com seus semelhantes tornam se, ao que Bauman denominará em suas obras: relações líquidas.

O curtir é o amém digital. Quando clicamos nele, subordinamo-nos ao contexto de dominação. O smartphone não é apenas um aparelho de monitoramento eficaz, mas também um confessionário móvel. O Facebook é a igreja ou sinagoga (…) do digital.”[ii]HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução: Maurício Liesen. Belo Horizonte, MG: Âyné, 2018. p. 24

Somos estudantes, professores e trabalhadores. Precisamos de você para continuar lutando. Apoie e colabore financeiramente. Precisamos de sua ajuda para sobreviver

Quero apoiar

Instagram, apesar de a diferença dessa com outras redes ser apenas aparente. Ao mesmo tempo que o criador de conteúdo é um “pároco” do Capitalismo Tecnológico, é também uma vítima dele. Desenvolve diariamente inúmeras publicações, publi-posts, colabs, lives etc. com o intuito apenas de atender à demanda cada vez maior do “Capital absoluto”, sob a “penitência” de perder o engajamento daquele dia, que deve ser cada vez mais aumentado, à medida em que o “mandamento” de se seguir um algoritmo temporal (desde a primeira publicação e as subsequentes devem ser postadas no mesmo horário. Se não cumprido, o engajamento – o número de curtidas, compartilhamentos etc. – será reduzido e o trabalho destinado para a produção daquela publicação, terá um retorno menor, será em vão, para atender à demanda do capital. Uma espécie de “mais-valia” digital) é seguido.

LEIA TAMBÉM  O Toque de Midas: abstração e verdade no curso da autovalorização do Capital

Essa exploração, sem rumo algum, servindo a um “deus diabólico”, inconsciente e fetichista, está figurada na epopeia de Miguel de Cervantes, Dom Quixote[iii]CERVANTES, M. Dom Quixote: vols. 1 e 2. Tradução: Ernani Ssó. São Paulo, SP: Penguin Classics & Companhia das Letras, 2012. 1071 p., partindo de uma análise feita pelo sociólogo húngaro György Lukács em A Teoria do Romance, no qual é feita uma crítica ao “Deus demoníaco”, que institui uma consciência de dominação positiva, um progresso sem rumo, apenas para atender ao que a psicanálise denomina gozo do Outro. Em LUKÁCS (2000), é possível encontrar a crítica às epopeias de cavalaria, escárnio de Cervantes, o ponto exato da loucura adquirida por Dom Quixote, chamada também de “monomania”, em busca de um “sentido” para suas aventuras:

“Assim que o máximo de sentido alcançado em vida torna-se o máximo de ausência de sentido: a sublimidade torna-se loucura, monomania. E essa estrutura da alma tem de atomizar completamente a massa possível de ações. Mesmo que, (…), a realidade externa permaneça intocada por ela e revele-se ‘tal como é’ em resposta a cada ação do herói, nem por isso ela deixa de ser uma massa perfeitamente inerte, amorfa e sem sentido, a que falta toda capacidade de reação planejada e uniforme e da qual a demoníaca sede de aventuras do herói elege, de maneira arbitrária e incoerente, aqueles momentos em que deseja pôr-se à prova.”[iv]LUKÁCS, G. A Teoria do Romance. Tradução: José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo, SP: Duas Cidades/Editora 34, 2000. p. 103.

Levando em consideração o excerto acima apresentado, quando Lukács e fazemos um paralelo com o contexto hodierno das redes sociais, feitas as devidas distinções, é possível encontrar uma semelhança naquilo o sociólogo chama de teodiceia que, na figura de romances de cavalaria na idade média, percebe-se a dependência do Eu ante ao que fora chamado de “Demônio do Meio dia” (acídia). O inconsciente comandando o ser aos moldes de sua era. Com o constante processo de autovalorização do capital é chegar na Era das redes, o que teo torna-se data, uma “Odisseia dos dados”, que reduz o indivíduo ao cansaço, explorando-o gradativamente numa “aventura sem fim”, e condenando-o ao marasmo da alienação no panóptico psicológico (e psicossomático), da exploração e da positividade, que leva ao sofrimento psíquico. O influencer se sujeita a isso e o influenciado também, como mero constructo da massa associada às redes, como o Instagram. De fato, a sociedade está desaparecendo e virando um mero número para o “banco de dados” do sistema capitalista. O ser se encontra preso na monomania de uma aventura automatizada, técnica e depressiva.

LEIA TAMBÉM  Autonomia universitária: sujeito e presente nos rumos da história

...já que você chegou até aqui, temos um pequeno favor a pedir. Desde que começamos a publicar, em 2020, o Brasil vem enfrentando ameaças autoritárias dia sim e dia também, fome, miséria e violência política - todas fomentadas por um presidente que faz pouco das mais de 600 mil vítimas da pandemia de covid-19. Queremos continuar produzindo um conteúdo combativo e de qualidade em tempos tão conturbados.

Mesmo em tempos de crise, toda a nossa equipe trabalha gratuitamente e não cobramos absolutamente nada de nossos leitores - fora o tempo. Fazemos isso porque acreditamos na luta contra a desinformação e o fascismo, e também acreditamos que quanto mais livre é o conhecimento, maior é o número de pessoas que podem acompanhar os acontecimentos que moldam o nosso mundo, compreender o seu impacto nas comunidades e inspirar-se para tomar medidas significativas. Milhões podem se beneficiar do acesso aberto a um conteúdo relevante, confiável e de qualidade, independentemente da sua capacidade de pagar por isso.

Cada contribuição, seja ela grande ou pequena, alimenta o nosso trabalho e sustenta o nosso futuro. Apoie o JUDAS, As botas de a partir de R$1 - demora apenas um minuto. Entendemos a situação do Brasil, mas, por favor, considere apoiar-nos com uma quantia regular todos os meses. Obrigado.

O nosso PIX é 74991895723, mas você também pode colaborar clicando no botão abaixo, é muito rápido

Apoie nosso trabalho

Notas de rodapé

Notas de rodapé
i Foucault inclusive garante aos estudantes do Collège de France, em 1979, intitulado O nascimento da biopolítica, tornando-se uma obra póstuma de mesmo nome, que “(…), apesar de tudo, eu tinha a intensão de lhes falar de biopolítica, mas, sendo as coisas como são, acabei me alongando, me alongando talvez demais, sobre o neoliberalismo” (FOUCAULT, M. O nascimento da biopolítica. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008. p. 257)
ii HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução: Maurício Liesen. Belo Horizonte, MG: Âyné, 2018. p. 24
iii CERVANTES, M. Dom Quixote: vols. 1 e 2. Tradução: Ernani Ssó. São Paulo, SP: Penguin Classics & Companhia das Letras, 2012. 1071 p.
iv LUKÁCS, G. A Teoria do Romance. Tradução: José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo, SP: Duas Cidades/Editora 34, 2000. p. 103.

Referências

  1. FOUCAULT, M. O nascimento da biopolítica. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008. 475 p.
  2. HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Tradução: Maurício Liesen. Belo Horizonte, MG: Âyné, 2018. 124 p.
  3. CERVANTES, M. Dom Quixote: vols. 1 e 2. Tradução: Ernani Ssó. São Paulo, SP: Penguin Classics & Companhia das Letras, 2012. 1071 p.
  4. LUKÁCS, G. A Teoria do Romance. Tradução: José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo, SP: Duas Cidades/Editora 34, 2000. 236 p.

Cite-nos

Paiva, Rafael. Dom Quixote e a “instagramização” das relações sociais. Forca de Judas, Porto Alegre, v. 2, n. 2, 2021. Disponível em: <https://revista.judasasbotasde.com.br/222021/dom-quixote-e-a-instagramizacao-das-relacoes-sociais/>. Acesso em 08-11-2024

109 respostas

  1. Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

  2. I have read your article carefully and I agree with you very much. This has provided a great help for my thesis writing, and I will seriously improve it. However, I don’t know much about a certain place. Can you help me?

  3. I am a website designer. Recently, I am designing a website template about gate.io. The boss’s requirements are very strange, which makes me very difficult. I have consulted many websites, and later I discovered your blog, which is the style I hope to need. thank you very much. Would you allow me to use your blog style as a reference? thank you!

  4. I am a website designer. Recently, I am designing a website template about gate.io. The boss’s requirements are very strange, which makes me very difficult. I have consulted many websites, and later I discovered your blog, which is the style I hope to need. thank you very much. Would you allow me to use your blog style as a reference? thank you!

  5. This is the perfect webpage for anyone who wishes
    to understand this topic. You understand so much its almost tough to argue with you (not that I actually will
    need to…HaHa). You definitely put a brand new spin on a subject that’s been written about
    for decades. Wonderful stuff, just wonderful!

  6. I have been browsing online more than three hours nowadays, but I by no means discovered any attention-grabbing article
    like yours. It is lovely value sufficient for
    me. In my opinion, if all website owners and bloggers
    made excellent content material as you probably did, the
    web will likely be a lot more helpful than ever before.

  7. I’m curious to find out what blog platform you are using?

    I’m experiencing some small security issues with my latest blog and
    I would like to find something more secure.
    Do you have any solutions?

  8. Профессиональный сервисный центр по ремонту бытовой техники с выездом на дом.
    Мы предлагаем: ремонт крупногабаритной техники в москве
    Наши мастера оперативно устранят неисправности вашего устройства в сервисе или с выездом на дом!

  9. Hey there I am so grateful I found your site, I really found you by mistake, while I was looking on Yahoo for something else, Anyways I am here now and would just like to say cheers for a marvelous post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read it all at the moment but I have bookmarked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up the great work.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

JUDAS, As botas de armazena cookies de seus usuários para oferecer a melhor experiência possível. Informações pessoais não são coletadas. Você está ciente de que, ao continuar a navegar em nosso website, você concorda com os nossos termos de uso e política de privacidade