The Nightmare: Jhon Henry
6 min.

Elogio da solidão: sobre o amor e a sociedade

Inicio este breve ensaio com uma citação da melancólica obra “Os sofrimentos do jovem Werther”, Johann Wolfgang von Goethe, de setembro de 1771, portanto, uma obra do período clássico do romantismo alemão, à luz de outros escritores da nostalgia idealista como Schlegel e Novalis
Ceará, Brasil
rafaelpaiva@judasasbotasde.com.br

“Sem dúvida, você tem razão, meu bom amigo: neste mundo haveria menos sofrimento se os homens (só Deus sabe por que eles são assim!) não se ocupassem, com tanta imaginação, em fazer voltar a lembrança das dores passadas, em vez de suportar um presente tolerável” (GOETHE, J.W. p. 13)[i]GOETHE, J.W. Os sofrimentos do jovem Werther. 2 ed. Tradução: Leonardo César Lack. Coleção: Clássicos Abril Coleções, vol. 7. São Paulo, SP: Abril Cultural, 2010. p. 13

Inicio este breve ensaio com uma citação da melancólica obra “Os sofrimentos do jovem Werther”, Johann Wolfgang von Goethe, de setembro de 1771, portanto, uma obra do período clássico do romantismo alemão, à luz de outros escritores da nostalgia idealista como Schlegel e Novalis. Mas o livro do fim do terceiro quartel do século XVIII possui uma característica exterior, nostálgica, que influenciará demais poetas no decorrer dos séculos, ao mesmo tempo que provocará uma espécie de antítese lírica no início do século XX com Stefan George.

Somos estudantes, professores e trabalhadores. Precisamos de você para continuar lutando. Apoie e colabore financeiramente. Precisamos de sua ajuda para sobreviver

Quero apoiar

Essa pequena citação, da primeira página da grande obra deste escritor alemão, tem por principal objetivo demonstrar a complexidade daquilo que vulgarmente tentamos compreender como algo fácil (devido a sua idílica exterioridade): o amor. A droga mais inebriante, na maioria das vezes não utilizada para fins sentimentais, mas para fins de consumo. De acordo com Lukács em um ensaio datado de 1907, os românticos:

“buscavam seu próprio Eu, ainda que parecessem trilhar outros caminhos, e o ritmo dessa busca cria proximidades e parentescos, mas não uma igualdade de direções. (…) Apenas o senso rítmico e a sensibilidade para sincronizar os tempos (esses dois conceitos significam a mesma coisa) são necessários para que as dissonâncias desapareçam.” (LUKÁCS, G. p. 91)[ii]LUKÁCS, G. A Alma e as Formas. 1 ed. Tradução: Rainer Patriota. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2017. p. 91

E é nessa análise que o amor adentra à obra de Goethe, a busca pelo Eu, o senso rítmico que o alemão trata em suas páginas, no decorrer de suas cartas endereçadas a seu amigo Wilhelm, ao mesmo tempo que sua sensibilidade ao escrevê-las, o elogio à solidão: “A solidão é para minha alma um bálsamo precioso neste paraíso terrestre” (GOETHE, p. 14)[iii]GOETHE, J.W. Os sofrimentos do jovem Werther. 2 ed. Tradução: Leonardo César Lack. Coleção: Clássicos Abril Coleções, vol. 7. São Paulo, SP: Abril Cultural, 2010. p. 14. A busca do Eu, do ego, em meio ao idílio do mundo exterior. Goethe mostra tal procura a seu modo, a seu ritmo, a sua história. O amor é solidão, melancolia, portanto, significante à vida, ao Eu.

O amor que se conhece na literatura, no cinema e na vida em sociedade é um amor vulgar, profano, de compreensão alienada, jamais ontológico. Apenas os hereges históricos, subjugados por suas ações e formas de expressão filosóficas do inconsciente, souberam a significação tácita do que seria o amor. Todos mortos por suas palavras. Alguns “no meio de nós”. Estes últimos, flagelados pela confissão, pelo propósito que vieram realizar na terra.

A confissão para outrem jamais é completa, por isso não será possível confessar-lhes a interpretação desse jovem estudante sobre o amor. Nenhuma confissão está livre do suplício das palavras.

Nenhuma confissão revela o que há de mais intrínseco em sua significação inconsciente. Lukács, num ensaio escrito em 1908, intitulado , descreve a lírica da confissão na poesia de Stefan George:

“A lírica de George é uma lírica casta. Ela extrai das vivências apenas o mais geral, o simbólico, privando, assim, o leitor da possibilidade de reconhecer os detalhes da vida íntima. (…) Ele fala somente de si ao falar do mais profundo, do mais recôndito, tornando-se, a cada confissão, ainda mais misterioso, escondendo-se ainda mais em sua solidão. E ao lançar os raios luminosos de seus versos sobre sua vida, ele apenas nos distrai mediante um jogo de luz e sombra, mas nada revela de si.” (LUKÁCS, G. p. 133-34)[iv]Idem, p. 133-34

Já em George, o Eu se mostra mais específico, isto é, a solidão do ego (no caso, a personagem da lírica georgiana) se mostra mais recluso à sua própria busca de significação. O outro encontra pistas que revelam trechos exteriores da personagem, mas não revela sua construção ontológica, o ritmo e a sensibilidade apenas revelam características vulgares do eu lírico, fáceis de obter uma interpretação fiel. Mas numa confissão, nem tudo é revelado e interpretado. O abstrato toma conta da concepção de verdade, e confere ao leitor um tom misterioso.

LEIA TAMBÉM  Dom Quixote e a “instagramização” das relações sociais

Essa é a lírica da confissão, que impede o suplício final. Em Goethe, o suplício é total e exterior, o que se mostra nítido no comportamento do jovem Werther. Aqui, a solidão é modelada à sua época, aliena o outro ante sua exterioridade, e mantém o forte teor melancólico da poesia alemã do início do século XX.

Aqui, no presente artigo, realizo um elogio à solidão, uma ode ao amor, portanto, uma ode à melancolia ante o idílio do mundo profano. A confissão perpassa os limites dos dogmas da sociedade capitalista em sua contemporaneidade positivista. Amar é dialogar com a solidão, é viver a completude da nostalgia. O amor é a solidão significante da vida em sua lírica mais trágica. A frase de Rainer Maria Rilke “Amor são duas solidões protegendo-se uma à outra.”, é o ponto clímax desse melancólico ensaio, pois a solidão dialógica, o amor entre dois seres, que reproduz um sentimentalismo quase shakespeariano, num ritmo que termina com o abandono de ambas as partes para a completude de suas individualidades, se estrutura num sistema de interpretações da vida subjetiva, em combate com a vida idílica.

O amor se transforma ante o aprisionamento da confissão do ser, da interpretação de sua natureza, e a natureza do amor é poética, rítmica, dissonante e consonante, é intensa, da mesma forma que Lukács viu a poesia:

“A poesia não pode viver sem dissonância, pois sua essência é o movimento, e todo movimento tem de ir da dissonância à consonância e vice-versa.” (LUKÁCS, G. p. 159)[v]Ibidem, p. 159

O amor é sempre poético, combate aquilo que o aprisiona, fortalece-se com a fraqueza de seu criador: a nostalgia:

“Na vida, a nostalgia se converteu em amor, e agora o amor luta por independência contra seu senhor e criador. (…) O amor é mais forte na luta que a nostalgia; na maioria das vezes, o que desperta a nostalgia é uma fraqueza. Uma fraqueza inconsciente de sua fonte e que só por isso sente a si mesma como fraqueza.” (LUKÁCS, G. p. 149)[vi]Ibidem, p. 149

A fraqueza da nostalgia é inconsciente, por isso Goethe se mostra tão inconformado com a ocupação dos homens em reviver o passado. O escritor alemão tenta se desvencilhar da nostalgia, da fraqueza, com o intuito de alcançar o amor. Mas, como todo humano, se vê na constante luta da dialética do amor com a melancolia do passado.

A síntese dessa luta constante é, portanto, a chave para o sentido da vida. Infelizmente, no decorrer do desenvolvimento da sociedade capitalista e a constante alienação do trabalhador em constante exploração de sua força de trabalho, tal síntese se mostra cada vez mais impedida em se estruturar completamente, devido a uma barreira idílica, profana, veloz como o motor de uma fábrica.

O capitalismo consome o amor e reproduz abstratamente a efemeridade de paixões interpretadas como ideias fixas, próprias para o consumo, feitas sob medida. Os opostos e os iguais não se atraem. Não existe atração. Existe fome. Qual o tipo de “amor” que mais sacia seu desejo carnal? O espírito se estreita no progresso do sexo consumido.

Antes de encerrar este difícil ensaio, gostaria de realizar uma discussão a respeito desse breve poema livre de Walt Whitman “Sou Aquele Que Sofre Com o Amor”:

“Sou aquele que sofre com o amor apaixonado; A terra gravita? Toda matéria, sofrendo, não atrai toda matéria? Assim o meu corpo a todos que encontro ou conheço.” (WHITMAN, W. p. 159)[vii]WHITMAN, W. Folhas de Relva. 1 ed. Tradução: Gentil Saraiva Junior. Rio de janeiro, RJ: Fundação Biblioteca Nacional, 2009. p. 159

Apenas a liberdade de um poeta como Walt Whitman para reproduzir a estética fiel ao amor. Toda matéria, que sofre, atrai matéria. Para haver atração, é necessário o sofrimento dos corpos em completo choque material. A melancolia, a solidão, o sofrimento, são necessários para a constituição da matéria vivente. O amor, enquanto objetivo, figura-se em sua superação, mas nunca no abandono da nostalgia. Não um parasitismo, mas uma cooperação.

LEIA TAMBÉM  Autonomia universitária: sujeito e presente nos rumos da história

O amor coopera com seu elo mais fraco, a nostalgia, e esta o retribui com a solidão, que estrutura a forma abstrata da vida em sociedade, do idílio. A solidão é necessária. Duas solidões dialogando no vazio das ideias, protegendo-se com seus respectivos sofrimentos, significam a vida, através do amor apaixonado.

Eu sofro com a minha solidão, eu protejo a minha solidão. Eu amo. Versos livres e metrificados, em completa dialética, galgam a natureza daquilo que caracteriza a natureza do amor, longe do idílio das confissões vãs. Por isso é extremamente difícil realizar uma grande sociologia do amor, pois o amor social é apenas a expressão de constantes reproduções da literatura melancólica, um amor profano, numa péssima interpretação, pois é generalizada. O amor é melancólico, poético, que foge do idílio e repousa na relva da solidão. Se os sociólogos tanto desejam estudar a sociologia do amor, primeiro precisam interpretar a microssociologia do Eu, romantizar o Eu, para então pensar e transformar a bruta e imatura sociologia, em uma estudo de caso do amor.

Aqui está o elogio à solidão, num mundo onde a positividade estreitou nossas almas, e assassinou os meios de se buscar o amor significante da vida, que se possa confessar, sem sofrer com o suplício do olhar julgador. Busque o amor, mas primeiro busque a solidão. Nenhum Prozac auxiliará sua completa busca por significado. Apenas a solidão da vida exterior, para a socialização material da vida. Autoconhecimento, conhecer seu sofrimento, sua solidão, seu “amor verdadeiro”, para aí conhecer a vida.

...já que você chegou até aqui, temos um pequeno favor a pedir. Desde que começamos a publicar, em 2020, o Brasil vem enfrentando ameaças autoritárias dia sim e dia também, fome, miséria e violência política - todas fomentadas por um presidente que faz pouco das mais de 600 mil vítimas da pandemia de covid-19. Queremos continuar produzindo um conteúdo combativo e de qualidade em tempos tão conturbados.

Mesmo em tempos de crise, toda a nossa equipe trabalha gratuitamente e não cobramos absolutamente nada de nossos leitores - fora o tempo. Fazemos isso porque acreditamos na luta contra a desinformação e o fascismo, e também acreditamos que quanto mais livre é o conhecimento, maior é o número de pessoas que podem acompanhar os acontecimentos que moldam o nosso mundo, compreender o seu impacto nas comunidades e inspirar-se para tomar medidas significativas. Milhões podem se beneficiar do acesso aberto a um conteúdo relevante, confiável e de qualidade, independentemente da sua capacidade de pagar por isso.

Cada contribuição, seja ela grande ou pequena, alimenta o nosso trabalho e sustenta o nosso futuro. Apoie o JUDAS, As botas de a partir de R$1 - demora apenas um minuto. Entendemos a situação do Brasil, mas, por favor, considere apoiar-nos com uma quantia regular todos os meses. Obrigado.

O nosso PIX é 74991895723, mas você também pode colaborar clicando no botão abaixo, é muito rápido

Apoie nosso trabalho

Notas de rodapé

Notas de rodapé
i GOETHE, J.W. Os sofrimentos do jovem Werther. 2 ed. Tradução: Leonardo César Lack. Coleção: Clássicos Abril Coleções, vol. 7. São Paulo, SP: Abril Cultural, 2010. p. 13
ii LUKÁCS, G. A Alma e as Formas. 1 ed. Tradução: Rainer Patriota. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2017. p. 91
iii GOETHE, J.W. Os sofrimentos do jovem Werther. 2 ed. Tradução: Leonardo César Lack. Coleção: Clássicos Abril Coleções, vol. 7. São Paulo, SP: Abril Cultural, 2010. p. 14
iv Idem, p. 133-34
v Ibidem, p. 159
vi Ibidem, p. 149
vii WHITMAN, W. Folhas de Relva. 1 ed. Tradução: Gentil Saraiva Junior. Rio de janeiro, RJ: Fundação Biblioteca Nacional, 2009. p. 159

Referências

Não há referências para exibir

Cite-nos

Paiva, Rafael. Elogio da solidão: sobre o amor e a sociedade. Forca de Judas, Porto Alegre, v. 2, n. 3, 2022. Disponível em: <https://revista.judasasbotasde.com.br/322022/elogio-da-solidao-sobre-o-amor-e-a-sociedade/>. Acesso em 21-01-2025

117 respostas

  1. What i don’t realize is actually how you’re not actually much more well-liked than you might be now. You are very intelligent. You realize thus considerably relating to this subject, made me personally consider it from numerous varied angles. Its like men and women aren’t fascinated unless it is one thing to accomplish with Lady gaga! Your own stuffs outstanding. Always maintain it up!

  2. My spouse and I absolutely love your blog and find nearly all of your post’s to be exactly what I’m looking for. can you offer guest writers to write content for you personally? I wouldn’t mind creating a post or elaborating on many of the subjects you write related to here. Again, awesome web site!

  3. fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  4. incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  5. Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  6. Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  7. Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  8. Magnificent beat ! I wish to apprentice while you amend your website, how can i subscribe for a blog web site? The account helped me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear concept

  9. I am only writing to make you understand of the remarkable experience my wife’s girl undergone reading the blog. She came to understand many things, which include how it is like to possess an excellent coaching style to make most people with ease master various complicated topics. You truly did more than people’s expectations. Many thanks for churning out such great, trustworthy, explanatory and in addition fun tips about this topic to Janet.

  10. Thank you for any other informative blog. Where else may just I am getting that kind of information written in such an ideal manner? I’ve a mission that I’m just now running on, and I’ve been on the glance out for such info.

  11. Pretty section of content. I just stumbled upon your weblog and in accession capital to assert that I acquire actually enjoyed account your blog posts. Anyway I will be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently fast.

  12. fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  13. Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  14. amei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  15. incrível este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  16. Thank you for sharing superb informations. Your website is so cool. I’m impressed by the details that you’ve on this web site. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this website page, will come back for extra articles. You, my pal, ROCK! I found just the information I already searched all over the place and just couldn’t come across. What a perfect website.

  17. fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  18. I intended to write you a bit of remark to be able to give many thanks once again for the stunning pointers you’ve discussed above. This has been unbelievably generous of you to offer easily what a few individuals might have distributed as an ebook to earn some dough for their own end, mostly given that you might well have done it if you ever wanted. These things as well worked like a good way to be aware that other people have the identical desire much like my very own to learn very much more around this problem. I think there are millions of more pleasant periods in the future for folks who take a look at your site.

  19. Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  20. Este site é realmente fascinate. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  21. Variedade de Jogos no SEBET Casino O SEBET Casino se orgulha de uma impressionante seleção de jogos que incluem desde clássicos populares, como caça-níqueis, blackjack e roleta, até jogos mais modernos com gráficos de alta definição e temas inovadores. Os caça-níqueis, em particular, são um dos maiores atrativos, com opções que vão desde os slots.

  22. Bem-vindo ao site dedicado aos bônus sem depósito em cassinos online. Junte-se ao emocionante mundo do jogo, onde a sorte sorri para os audaciosos e arriscados. Para que sua jornada comece de forma leve e despreocupada, comece com os bônus gratuitos de registro. Os bônus sem depósito serão seu guia para as primeiras vitórias e grandes ganhos. Não é preciso arriscar seu próprio dinheiro para sentir o verdadeiro sabor da vitória. Teste sua sorte agora mesmo, sem gastar um centavo! Convidamos você para uma incrível aventura, onde cada aposta pode mudar sua vida e se tornar uma história de sucesso. Se você está pronto para um jogo que não requer investimento inicial, vá em frente rumo às primeiras vitórias! Explore os bônus sem depósito dos cassinos de 2025 e escolha o mais adequado para você.

  23. I have been exploring for a little bit for any high quality articles or blog posts on this kind of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this site. Reading this info So i’m happy to convey that I’ve an incredibly good uncanny feeling I discovered just what I needed. I most certainly will make sure to don’t forget this site and give it a look on a constant basis.

  24. Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo

JUDAS, As botas de armazena cookies de seus usuários para oferecer a melhor experiência possível. Informações pessoais não são coletadas. Você está ciente de que, ao continuar a navegar em nosso website, você concorda com os nossos termos de uso e política de privacidade