Diante do reflexo cultural sobre o impeachment de 2016, propomos a hipótese de o cinema poder ser uma tecnologia disparadora de desencadeamento de outros eventos e virtualidades não apenas na tela, como no público, e se o espectador pode ou não complementar a autoria do que se vê na tela. Com isso, avaliamos o próprio impacto de uma obra ao indagar se é possível uma contranarrativa em resistência à espetacularização midiática, e de que forma a realização desta obra poderia criar um “olhar opositivo” (HOOKS: 2019) em meio à superexposição de dezenas de câmeras no Congresso Nacional e outros espaços públicos. O próprio ato de filmar os mesmos acontecimentos que inúmeras mídias de fontes diversas já haviam filmado pode ser libertador justamente através da repetição do ato. O material pode ser o mesmo, mas o olhar reiterado reivindica a emancipação do ato contínuo, de modo a que o sujeito não se veja aprisionado numa organicidade perpétua.
Na época do impeachment de 2016, tanto as câmeras eram visíveis, quanto os agentes sabiam que estavam sendo filmados, alternando entre performance e naturalidade apenas quando a rotina era alcançada. Eis a hipótese de se alcançar uma nova catarse mesmo diante de um fato teoricamente consumado, ora pela reordenação da montagem lírica, ora por novas subjetividades atribuídas na individuação radical. Quais seriam os públicos a que se endereçariam estas imagens e o quanto seriam participantes reais no processo de atribuição de sentidos?
Somos estudantes, professores e trabalhadores. Precisamos de você para continuar lutando. Apoie já e colabore financeiramente. Precisamos de sua ajuda para sobreviver
Quero apoiar
Se a migração e a retomada de documentos provenientes de fontes variadas tornaram-se uma prática generalizada, no cinema, na televisão e nas diversas formas audiovisuais, importa pensar de que modo essa mistura de tempos, lugares e circunstâncias não resulta, necessariamente, em um projeto unificador, mas, ao contrário, em uma prática que reconhece, nas imagens, singularidades que não podem ser lidas de outra forma sem uma significativa perda de seus referenciais. (LINS, REZENDE, FRANÇA: 2011, p. 64)
Como uma nova tabula referencial de reciprocidade do conhecimento social com a autoimagem de público, a partir da democracia reivindicada na tela, poderia fazer surgir outros ângulos de interação e abordagem complementar. Se analisarmos a partir da proposta de pensamento da autora Shoshana Zuboff (2018), sobre o capitalismo da vigilância, podemos depreender que o monitoramento constante leva à um paradoxo inicial: você se oferta para ser monitorado em troca de facilidades e contatos. Mas não estamos mais na velha sociedade em que a semiótica vai gerar a mais-valia, uma mais-valia de códigos – agora temos uma mais-valia maquínica pelo capital. Então, como pensar essas análises de capitalismo na forma em que mais nos afetam e na reprodução da imagem produzida e reproduzida na reiteração do status quo? Estas modalidades de capitalismo ajudam a explicar um sistema, mas não explica como funciona… Se não olharmos criticamente, só se consegue enxergar a consequência de como se formou e passou a dominar o nosso trabalho. Aceitamos ser dominados pela imagem em troca de organização – é mais-valia de código, como diz Deleuze – mas nosso mundo atual é maquínico, num jogo, e no lugar da máquina, o único lugar possível é ser um apostador num cassino… Ganhar ou perder deixam de ser méritos, e passam a ser condições concomitantes do jogo. Você não sabe mais qual o objetivo, só sabe que perpassará por estas condições inevitavelmente. Pela roda da fortuna.
Porém, eis que entra a esquizofrenia como uma atividade que não se deixa vender nem trocar, não há trocas iguais – toda a troca é desigual, como falam Deleuze/Guattari (2011). Onde a troca emerge você está na indiferença, que é a base para a troca simbólica, quando você aceita abrir mão do que está no jogo pela troca. Isto explica muitas questões relativas aos motivos que levaram ao impeachment de 2016, visto que sistemas extremamente opostos de controle e vigilância estavam em trocas desiguais há bastante tempo, e, sem auxílio de aleturgias para que o governo até aquele momento se sustentasse ou tivesse apoio popular de massas, mítico, de ritos e costumes, a própria Presidência da República passa também a se sujeitar às regras do jogo, de ganhar ou perder, como um peão no tabuleiro.
E, para Simondon (2005), esta é uma virada. Até o simbólico (linguagem) era mental, espiritual, e a técnica material e manipuladora. Se vira isso de cabeça pra baixo ao considerar o homem não um puro produto simbólico da linguagem e da mente, mas um processo complexo conduzido pela contradição entre tecnologia e biologia. A biologia se resolve em soluções “orgânicas” e a tecnologia violenta essas soluções. A linguagem, o simbólico, emerge para defasar e integrar esse nexo entre as duas instâncias. É esse nexo que permite que a experiência singular individual se integre ao coletivo grupal social através do complexo técnica/linguagem. E por isso as placas tectônicas que moveram as cordas do tear do impeachment de 2016 se serviram do simbólico para criar mitos que se sobrepusessem à objetividade nua e crua em que o governo anterior teria se colocado, de tal modo a não resolver os problemas em pauta, tão simplesmente maquiá-los por rituais mágicos, facilitadores de assujeitamento em massa.
Por isso é tão importante a luta por autonomia. Não existe luta por hegemonia, porque esta é a luta por poder (Foucault), pra saber quem manda e quem conduz o movimento – e isso é fugidio e temerário, é o apostador no cassino. A verdadeira luta, de fato, na visão do cientista político Mario Tronti (1966) é luta por autonomia, liberdade, ser capaz de ditar as regras para si mesmo, auto-nomos: nomos a lei, a regra, a ordem; e auto é dar coisa para si próprio. Não é por hegemonia, pois hegemonia é disputa, um dia eu mando, no outro alguém me derruba. Não desfaz o que governa um sistema – o que coloca um governo em questão é a luta por autonomias — você luta por suas regras.
Deleuze e Guatarri (2011) falam que isso é a esquizofrenia – mas que a esquizofrenia, a loucura total, pode até libertar, mas só se você se entregar à loucura total, a individuação máxima. E a individuação só para quando se morre. Mas a cultura não existe sem a intervenção da técnica (rituais de crueldade), técnicas violentas e danosas ao ser. Rios de sangue pra meia dúzia de sins e nãos (como diria Nietzsche em “Genealogia da Moral” – 2009). – Os idealistas nunca dizem a quantidade de sangue pra fixar meia dúzia de sins e nãos e instituir algo – sem isso não tem cultura ou simbólico, pois ela nasce justamente a partir da violência da técnica. Por isso, se faltou individuação no processo de impeachment de 2016, que foi um Processo de controle de massas, talvez seja o dever do cinema como obra de arte, de cultura, reabrir o arquivo das imagens que outrora violentaram os direitos sociais e políticos não só da então presidenta Dilma Rousseff, como de todo o povo, e a partir desta revisitação da violência, poder gerar algo novo, novas individuações que criem autonomia nos entendimentos plurais da outrora manobra de massas.
Daí vem a individuação que o Simondon (2005) está pensando – a cultura e a técnica vem da individuação do animal capaz de pensar e raciocinar. Mas o orgânico é diferente da técnica e da violência – pois a técnica é violenta ao orgânico, e pode existir um lugar da antiprodução que é o lugar do corpo que não se encaixa. O que se cristaliza é como se estivesse morto – o tempo vem de fora e não interage com ele. O que está em perturbação e não se cristalizou está vivo e tudo pode acontecer. Eis a importância de se revisitar tais imagens de arquivo reutilizadas pela filmografia do impeachment 2016, para continuar a perturbar a imagem, a gerar afetações, a mudar os ângulos e visões sobre a realidade supostamente consumada, mas que continua a gerar efeitos, e estes efeitos de nossa percepção alterada e contra-hegemônica liberta ações futuras, retira a invisibilidade dos mecanismos de poder, e emancipa atitudes autônomas.
Deleuze (2011) descreve sobre a batalha entre individuação e o selvagem falando em relação ao que ainda está vivo e não morto – tudo pode ser apropriado e ressignificado. Podemos citar também Pasquineli e Negri para tentarmos pensar numa formação de redes e perturbações e como reorganizá-las, visto o efeito de filmes como “O Processo” de Maria Augusta Ramos. Afinal, apenas para citar agentes coadjuvantes, porém importantíssimos para se entender o processo do quadro-geral, presidentes ultraconservadores como Trump e Bolsonaro são corpos com órgãos deste novo mundo – não querem perturbação, e sim a organicidade como ordem. Com eles, só existe o perigo da história única (CHIMAMANDA, 2009).
Por isso, para Foucault (2002), apenas a verdade de si pode libertar cada um. A meta de cada individuação deve sempre ser a verdade individual despertada no âmago de cada indivíduo, ou seja, a parresia. Essa prática necessariamente conjunta da manifestação da verdade – não como uma episteme, mas como força reconhecível, singularmente verdadeira, é o que nos permite identificar formalmente os tipos de discurso e personagens implicados nessa relação. Etimologicamente, a parresia é a atividade que consiste em dizer tudo, uma espécie de fala franca. Logo, o parresiasta é quem porta o dizer-corajoso (2002). É a primeira característica de sua fala: uma sinceridade pontiaguda, interferente.
Eis a necessidade de cineastas fazerem mais e mais filmes sobre fatos tidos como consumados e reabri-los de modo a libertar o olhar, a estimular novos olhares, novos ângulos, não como forma de aprisionar o instante, o momento, o gesto, e sim como libertadores e provocadores de novas perturbações, novos gestos, autônomos. Assim, o espectador possui a chance de, como uma luz de cinema que atravessa um cristal, refracionar todas as cores que compõem o facho de luz deste filme, todas as cores do arco-íris por trás da imagem, e desvelar a sua própria verdade nas cores de si.
Considerações finais
Por isso, há novas formações coletivas de individuações que podem ser extremamente positivas para se redimensionar visões de mundo e libertar olhares aprisionados por narrativas sequestradas por poucos em visões estreitas e condicionantes. Eis a importância de visões autorais dos realizadores de um documentário poderem desvelar a estética filmada do sistema de justiça e seus agentes políticos, o qual processou os fatos, de modo a desconstruir qual é o limite da realidade e da apreensão do real perante muitos destes registros, que são públicos, através da captação das imagens e da montagem por seus realizadores. Apenas assim se é possível expandir a fronteira entre a performatividade da autofabulação de personagens conscientes de seu momento histórico, da câmera que os filma, recorta e monta no quadro e, por fim, a relação disso com o risco do real em cena na produção de sentidos (COMOLLI: 2001)?
Não apenas o olhar da câmera, mas também o olhar de quem é filmado, o olhar daquele que retoma o documento posteriormente e, finalmente, o olhar do espectador, implicado desde o princípio no “olhar deslocado da máquina ótica” (COMOLLI, 2008, p. 6). O documento audiovisual traz, portanto, novos desafios para o historiador, pois implica e mistura uma variedade de olhares e temporalidades que complica ainda mais a relação com o documento. (LINS, REZENDE, FRANÇA: 2011, p. 63)
Concluímos que estes filmes podem disparar o desencadeamento de outros eventos e virtualidades não apenas na tela, como no público, e que o espectador pode (ou não) complementar a autoria do que se vê na tela, vide a sua autonomia. É possível, com isso, uma contranarrativa em resistência à espetacularização midiática, de modo que a realização destas obras pode criar um “olhar opositivo” (HOOKS: 2019) em meio à superexposição de dezenas de câmeras no Congresso Nacional e outros espaços públicos, filmando os mesmos acontecimentos que inúmeras mídias de fontes diversas. Tanto as câmeras eram visíveis, quanto os agentes sabiam que estavam sendo filmados, alternando entre performance e naturalidade apenas quando a rotina era alcançada. Portanto, para alcançar uma nova catarse a partir da reiteração do instante, mesmo diante de um fato teoricamente consumado, ora pela reordenação da montagem, ora por novas subjetividades atribuídas, precisamos endereçar estas imagens para outros olhares, para participantes reais no processo de atribuição de sentidos. Em suma, esta nova tabula referencial de reciprocidade do conhecimento social se relaciona diretamente com a autoimagem de público, a partir da democracia reivindicada na tela, e poderá sugerir outros ângulos de interação e abordagem complementar a partir do instante revisitado por novas verdades de si. A Parresia de cada espectador diante dos trâmites desvelados do impeachment de 2016.
...já que você chegou até aqui, temos um pequeno favor a pedir. Desde que começamos a publicar, em 2020, o Brasil vem enfrentando ameaças autoritárias dia sim e dia também, fome, miséria e violência política - todas fomentadas por um presidente que faz pouco das mais de 600 mil vítimas da pandemia de covid-19. Queremos continuar produzindo um conteúdo combativo e de qualidade em tempos tão conturbados.
Mesmo em tempos de crise, toda a nossa equipe trabalha gratuitamente e não cobramos absolutamente nada de nossos leitores - fora o tempo. Fazemos isso porque acreditamos na luta contra a desinformação e o fascismo, e também acreditamos que quanto mais livre é o conhecimento, maior é o número de pessoas que podem acompanhar os acontecimentos que moldam o nosso mundo, compreender o seu impacto nas comunidades e inspirar-se para tomar medidas significativas. Milhões podem se beneficiar do acesso aberto a um conteúdo relevante, confiável e de qualidade, independentemente da sua capacidade de pagar por isso.
Cada contribuição, seja ela grande ou pequena, alimenta o nosso trabalho e sustenta o nosso futuro. Apoie o JUDAS, As botas de a partir de R$1 - demora apenas um minuto. Entendemos a situação do Brasil, mas, por favor, considere apoiar-nos com uma quantia regular todos os meses. Obrigado.
O nosso PIX é 74991895723, mas você também pode colaborar clicando no botão abaixo, é muito rápido
Apoie nosso trabalho
94 respostas
First, thank you for your commentaries Joseph, I find them quite interesting and informative.I’m wondering if you know Mike Ashton, aka @inflation_guy, but his point has been that as interest rates go higher, so will money velocity and therefore the opportunity for higher inflation is very realistic.This seems in accord with your view that demand will be supported more fully thus making for a more robust economic picture, maybe that mythical soft-landing.Great article! Can someone please translate “adjusting marginal asset returns rather than marginal funding costs” to a 5 year old mind here? Also, an example of each would be very helpful. Thank you!!Hello everyone, it’s my first pay a quick visitat this website, and article is actually fruitful for me, keep up posting such posts.
I have read your article carefully and I agree with you very much. This has provided a great help for my thesis writing, and I will seriously improve it. However, I don’t know much about a certain place. Can you help me?
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article. https://accounts.binance.com/ro/register?ref=OMM3XK51
At the beginning, I was still puzzled. Since I read your article, I have been very impressed. It has provided a lot of innovative ideas for my thesis related to gate.io. Thank u. But I still have some doubts, can you help me? Thanks.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
Não acho que o título do seu artigo corresponda ao conteúdo lol. Brincadeira, principalmente porque fiquei com algumas dúvidas depois de ler o artigo.
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good. https://accounts.binance.com/id/register-person?ref=53551167
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://accounts.binance.com/id/register-person?ref=53551167
Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you. 20bet
Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you. 20bet
Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi
Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi
Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you. https://www.binance.com/cs/register?ref=YY80CKRN
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article. https://accounts.binance.com/de-CH/register?ref=UM6SMJM3
allergy pills for rash tablet for allergy on skin allergy med comparison chart
buy strongest sleeping pills modafinil sale
brand deltasone deltasone 40mg cheap
best non prescription anti nausea oral accupril 10mg
get acne pills online buy benzac online progesterone only pill for acne
best non prescription allergy medication fexofenadine 120mg brand alternative allergy treatment options
is omeprazole a promotility drug buy generic biaxsig
buy absorica sale buy generic accutane for sale buy isotretinoin without a prescription
buy amoxicillin pill purchase amoxil amoxil without prescription
strongest sleeping pills uk buy phenergan 25mg sale
purchase zithromax zithromax 250mg cheap buy azithromycin 250mg pill
buy neurontin generic neurontin 100mg oral
azithromycin oral purchase azithromycin online cheap azipro for sale online
cost lasix 100mg furosemide 40mg generic
prednisolone 20mg tablet generic omnacortil 40mg prednisolone 5mg ca
order amoxil 500mg without prescription amoxicillin 250mg tablet amoxicillin us
order doxycycline 200mg sale doxycycline 100mg tablet
order ventolin 2mg online cheap ventolin 4mg allergy pills over the counter
augmentin 1000mg sale buy augmentin without a prescription
levoxyl for sale synthroid 75mcg generic order synthroid 150mcg
buy vardenafil for sale levitra 10mg usa
serophene pills clomid tablet buy clomiphene pills
order semaglutide 14mg for sale buy semaglutide 14 mg generic buy rybelsus 14mg for sale
deltasone over the counter purchase deltasone for sale deltasone pill
semaglutide 14mg ca semaglutide 14 mg cost where to buy semaglutide without a prescription
accutane 40mg oral order isotretinoin 10mg sale buy generic accutane 40mg
order generic albuterol inhalator albuterol 4mg cost buy generic albuterol inhalator
amoxil 1000mg drug generic amoxicillin 1000mg buy amoxil 1000mg generic
buy clavulanate for sale cheap augmentin 1000mg augmentin 375mg tablet
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://www.binance.info/ru-UA/join?ref=T7KCZASX
azithromycin 500mg brand zithromax tablet azithromycin price
synthroid sale levothroid order online order synthroid for sale
buy prednisolone 40mg generic order prednisolone generic omnacortil online buy
clomiphene 100mg cheap clomid usa buy clomid 100mg pills
cheap gabapentin 600mg neurontin pill order neurontin 600mg for sale
order sildenafil without prescription order sildenafil for sale cost viagra 100mg
buy generic furosemide diuretic buy lasix online cheap buy lasix online
purchase semaglutide sale cheap semaglutide 14mg buy cheap generic semaglutide
where to buy vardenafil without a prescription oral vardenafil 10mg levitra medication
real money slot machines sports gambling best gambling sites
purchase plaquenil for sale hydroxychloroquine sale plaquenil 400mg price
pregabalin pills order pregabalin 75mg generic buy lyrica 75mg generic
buy triamcinolone 4mg online buy triamcinolone 4mg aristocort without prescription
cialis 10mg sale tadalafil tablet over the counter cialis
buy desloratadine online cheap clarinex 5mg without prescription order clarinex for sale
order cenforce for sale brand cenforce cenforce 100mg uk
cialis from canadian pharmacy more info here
canadian pharmacy and cialis [url=http://canadianphrmacy23.com/]Canadian Pharcharmy Online[/url]
buy chloroquine for sale order chloroquine online cheap order chloroquine 250mg sale
order claritin 10mg generic purchase claritin pills claritin price
order metformin 500mg without prescription purchase glucophage without prescription glycomet 1000mg sale
xenical us buy xenical pill buy generic diltiazem
lipitor order cheap lipitor 40mg order atorvastatin 10mg online
order amlodipine generic amlodipine 5mg cheap buy norvasc generic
acyclovir 400mg pills buy acyclovir online cheap buy zyloprim paypal
buy lisinopril 2.5mg online cheap lisinopril 10mg cheap order zestril 5mg pill
highest rated canadian pharmacies hop over to this site
canadian pharmacy meds [url=http://canadianphrmacy23.com/]canadian-pharcharmy[/url]
crestor cheap ezetimibe over the counter zetia 10mg sale
prilosec 10mg oral prilosec generic order omeprazole 10mg
domperidone online buy motilium generic purchase sumycin online
lopressor online buy order lopressor pills buy metoprolol
cost cyclobenzaprine buy ozobax generic ozobax order online
buy atenolol 50mg without prescription tenormin for sale tenormin 100mg price
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks.
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://accounts.binance.com/cs/register?ref=S5H7X3LP
I am really enjoying the theme/design of your blog. Do you ever run into any web browser compatibility issues? A few of my blog readers have complained about my blog not operating correctly in Explorer but looks great in Firefox. Do you have any advice to help fix this problem?
Loving the information on this website , you have done outstanding job on the articles.
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
Hi there! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
I’m trying to get my website to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
If you know of any please share. Cheers! You can read
similar text here: Eco product
The following list of activities will assist to spark your creativity and make the summer time all that it needs to be!
Wow, fantastic blog structure! How long have you ever been running a blog for? you make running a blog look easy. The total glance of your website is fantastic, as neatly as the content material!
sugar defender official website
For several years, I’ve battled unforeseeable blood glucose swings that
left me really feeling drained and inactive.
However given that incorporating Sugar Defender right
into my routine, I have actually seen a significant renovation in my overall
power and stability. The dreadful mid-day distant memory, and
I value that this natural solution attains these results without any
undesirable or adverse responses. honestly been a transformative exploration for me.
Good blog! I really love how it is easy on my eyes and the data are well written. I am wondering how I might be notified when a new post has been made. I have subscribed to your RSS feed which must do the trick! Have a great day!
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!
fascinate este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?