Ao pensarmos no desenvolvimento de um “sujeito-coletivo” que, por razões tais de sua coletividade, possui uma certa “qualidade” de construir a realidade junto aos seus semelhantes, seria de todo modo irresponsável de nossa parte abstrairmos desse sujeito todas as qualidades que o “fazem” ser aquele que desenvolve coletivamente essas significações, munido de uma linguagem que o garante formatar aquilo que, por sua interpretação, é o “real”.
A realidade desse “personagem da coletividade” é aquela que abordaremos como sendo a “vida cotidiana” que, para Peter Berger e Thomas Luckmann apresenta-se “ordenada” e “objetivada” através da linguagem que pressupõe a existência tácita dos “objetos”, em completo “ordenamento” (BERGER, P., LUCKMANN, T. p. 38)[i]BERGER, P. LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 24 ed. Tradução: Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004. p. 38. Algo que nos vêm à mente neste momento é a abstração lógica pela qual apresenta-se tal “linguagem”. Para haver linguagem é necessário uma abordagem contextual que a produz e, dessa forma, reproduz no cotidiano.
Somos estudantes, professores e trabalhadores. Precisamos de você para continuar lutando. Apoie já e colabore financeiramente. Precisamos de sua ajuda para sobreviver
Quero apoiar
O objetivo central, ao longo deste ensaio, será o de compreender a construção desse “contexto histórico-linguístico” que se apresenta como aquele que reproduz a realidade coletiva (ou “vida cotidiana”) e desenvolve amálgamas que não apenas formam aquele “sujeito-coletivo”, mas também cria condições para a constante metamorfose subjetiva e intersubjetiva, no “andar da carruagem” social.
O sonho de Minerva
É preciso que o Eu mergulhe no poço de sua verdadeira abstração. O aspecto onírico do ser social revela toda reprodução daquilo que lhe é “real” transitando entre passagens “abstratas”. Não é necessário compreender o onírico e trazê-lo ao campo da sociedade, mas é preciso introduzir aquilo que para a sociedade é “abstrato” e desenvolver uma significação de modo que possamos analisar, de modo mais intrínseco, o paradoxo pelo qual a coletividade passa.
O mundo dos sonhos, trazido ao campo do conhecimento, manifesta-se em sua potência máxima, na manifestação das incongruências interpretativas da “realidade” individual para o âmbito da “intersubjetividade”, ou seja, o abstrato correlaciona-se com o “real” por meio de uma linguagem que permite tal “metamorfose do eu”. O sonho de Minerva, título pelo qual essa parte fora concebida, se relaciona com esse processo de transfiguração do abstrato com o real. Minerva, a deusa da sabedoria possui, portanto, uma qualidade que confere aos mortais uma prova daquilo que a divinizam: o “conhecimento”.
O homem “conhece” à medida que lhe é conferida essa qualidade. Se imaginarmos o fruto dessa potência “adormecido”, ou seja, a sabedoria encontra seu repouso num aconchegante campo olimpiano e sonha. O abstrato domina a consciência social. O sujeito-coletivo se abstrai num recanto de um sonho poderoso. Se, para Foucault, a verdade é poder (FOUCAULT, M. p. 54)[ii]FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 11 ed. Tradução: Roberto Machado. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2021. p. 54, podemos assumir, portanto, que o poder traduz-se na afirmação verdadeira da sua completa abstração. Ora, essa afirmação fora afirmada anteriormente pelo próprio Foucault, em sua Microfísica do Poder:
“Se o objetivo for construir uma teoria do poder, haverá sempre a necessidade de considerá-lo como algo que surgiu em um determinado ponto, em um determinado momento, de que se deverá fazer uma gênese e depois a dedução. Mas se o poder na realidade é um feixe aberto, mais ou menos coordenado (e sem dúvida mal coordenado) de relações, então o único problema é munir-se de princípios de análise que permitam uma analítica das relações do poder.” (FOUCAULT, M. Microfísica do Poder, p. 369-70)[iii]Idem, p. 369-70
Mas o que muda, após tal afirmação? O sonho de Minerva não seria nada mais do que a confirmação dessa frase foucaultiana?
Tal pergunta se orienta num contexto de abstração. O poder, dado como abstrato, possui portanto diversas interpretações, logo diversas construções sociais e, dessa forma, diversas coordenações. Como trazer à luz aquilo que está coberto em trevas abstratas? Através da linguagem. Se o poder é abstrato, ele produz uma linguagem abstrata. As relações sociais, portanto, se orientam a partir de abstrações que são, através das intersubjetividades, traduzidas para o campo do “conhecimento” e então, formando o “real”.
O sonho de Minerva é o aprisionamento desta “qualidade” de traduzir do abstrato, uma linguagem que objetiva a realidade para sua construção e reprodução social. Aquilo que era abstrato é, portanto, traduzido em uma pseudo-realidade, cuja força-motriz é um poder abstrato. Estamos aqui nos referindo ao ponto máximo da abstração, aquilo que faz do nada potencializar-se ao ponto de alienar a sociedade em sistemas microssociais cuja linguagem atende a um propósito alienante. Narciso morre com sua reprodução imagética, pois aquele reflexo é um “real” abstraído de sua forma tácita. A sociedade, ao longo de sua pré-história humana, viveu os momentos oníricos do conhecimento, ao passo que chegamos na produção da mercadoria. O sujeito e o objeto se relacionam, numa total “equivalência”. O Sujeito representa um valor de uso diferente do objeto, mas se equivalem quando reproduzidos numa linguagem do valor mercadológico[iv]Neste parágrafo, foi realizada uma referência ao volume 1 do primeiro livro do Capital de Marx, quando o filósofo alemão analisa a significação do valor de troca a partir da equivalência de … Ver fonte. A sociedade vive o clímax do adormecimento da sabedoria. A realidade é socialmente construída a partir de uma lógica sociometabólica de uma riqueza abstrata: o Capital.
A intersubjetividade do Capital
Ao adentrarmos cada vez mais no processo de construção coletiva do “real”, tomando por base o “conhecimento” abstraído de forma, numa lógica que visa a autovalorização metabólica do Capital e, portanto, o processo de alienação do sujeito. O que é o sujeito, senão o ser em interação constante com outro e o meio? O Capital, portanto, admitindo uma lógica cumulativa e que reproduz seu controle ante mecanismos de exploração da força de trabalho, garante uma nova significação à semântica primordial que atribui à linguagem, e desta, o ordenamento dos objetos pelos quais os indivíduos se relacionam em coletividade, em outras palavras, a intersubjetividade. O Capital reproduz os sinais pelos quais são traduzidos em uma linguagem micro e macrossocial.
A linguagem da troca de mercadorias, traduzida numa relação de equivalência de valores de troca entre tais o sujeito, galgando assim sua subjetividade como mercadoria para a produção e venda da mais-valia. Sujeito, por conseguinte, é mercadoria, pois o ser individualiza-se conscientemente (pelo fato de sua consciência alienar-se ao gênero humano). E o objeto da força de trabalho é aquele com o qual a alienação galga um espaço superior, pois a interação sujeito-objeto traduz-se numa linguagem de equivalência de valores. Ambos são mercadorias e, dessa forma, ambos interagem. Essa é a intersubjetividade capitalista, ou seja, é aquela em que os significantes e significados ganham um mesmo espaço, o da fábrica. O conhecimento é, por sua vez, produzido em larga escala, para a reprodução social da realidade.
“Na relação de valor, em que o casaco constitui o equivalente do linho, a figura do casaco é considerada a materialização do valor. O valor da mercadoria linho é expresso pelo corpo da mercadoria casaco, o valor de uma mercadoria pelo valor de uso de outra. Como valor de uso, o linho revela-se, aos nossos sentidos, coisa diferente do casaco; como valor, é igual ao casaco, passa a ter feição de um casaco. Assim, recebe o linho uma forma de valor diferente da forma natural que possui. Sua condição de valor aparece ao igualar-se com o casaco, do mesmo modo que a índole de carneiro do cristão manifesta-se ao assimilar-se ele ao cordeiro de Deus.”[v]MARX, K. O Capital – livro 1: o processo de produção do Capital, vol. 1. 38 ed. Tradução: Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2021. p. 74
Analisemos então, a partir da lógica sociometabólica do Capital, que sujeito e objeto são faces de uma mesma moeda no plano valorativo, correlacionam-se num processo de equivalência de mercadorias. A linguagem é nada mais que um aparato de afirmação dessa alienação do ser com seu produto material. A coisa ganha forma e alma, ao mesmo tempo que ganha qualidades que se assemelham às humanas, e participam do processo de sociabilidade tal qual os sujeitos. Não se trata mais de meros objetos que são postos no espaço para a produção do conhecimento. O sujeito-homem e a coisa-objeto são ambos Capital-sujeito. A relação intersubjetiva é a reprodução da mercadoria no cotidiano. A interação face-a-face transforma-se num mero constructo facilitador da transmissão da linguagem da troca.
A desconstrução social da “realidade”
A realidade, tomando por bases a equivalência sujeito-objeto na produção de uma subjetividade mercantil e a reprodução da linguagem por meio da exploração alienante da força de trabalho, se desconstrói. Até o ponto em que chegamos, pode-se traçar uma espécie de linha de produção que não é a mesma que vemos ser trabalhada na obra de Berger e Luckmann. Para os sociólogos, a realidade é construída socialmente e, portanto, possui um ordenamento linguístico no qual o homem interage com seu semelhante e desses com os objetos, dispostos a partir de uma interação face-a-face que só é proporcionada por meio de uma linguagem que tem por objetivo tácito de dispor os objetos para ordenamento dessa “realidade”.
De fato, essa é a construção social da “realidade” mergulhada no cotidiano de relações sociais pelas quais determinam as condições verdadeiras para a afirmação do poder, coordenado através da mesma interação subjetiva, fomentando assim a objetividade da vida coletiva. No entanto, o que está sendo pautado no plano da existência dos fenômenos sociais pelos quais são abordados neste ensaio é a desconstrução desse “tratado da realidade”. A realidade desconstruiu-se à medida que tais relações se desenvolvem no contexto do modo de produção capitalista. Como abordado anteriormente, sujeito e objeto desconstroem-se e se tornam faces de uma mesma moeda de troca do ciclo de autovalorização do Capital, a partir da exploração da força de trabalho que, em outras palavras, é a forma-engrenagem que reproduz a linguagem do Capital. Toda forma de manifestação social, intrínseca (no que se refere ao Eu) e extrínseca (no que tange a coletividade) são reproduções abstratas do processo de autovalorização capitalista.
De certa forma, esse é o movimento pelo qual o processo de autovalorização e, portanto, também de alienação capitalista pelo qual a sociedade passa por constante desconstrução e abstração de suas qualidades subjetivas para o fomento de um sujeito que não existe em essência natural, mas subsiste sob amálgamas impostos pelo Capital. De acordo com PAIVA, R.T., 2021:
“O Capital-sujeito é esse ser que não é. Abstraiu-se da vida por uma coletividade fadada a uma relação de sujeição a um poder produtivo, que patologiza seu modo de ser, e o “faz” subjetivamente, procurando um ideário demasiadamente submisso, relegado a sua insignificância quantitativa. Um ser do inexistente, alienado de seu semelhante.” (PAIVA, R.T, p. 8-9)[vi]PAIVA, R.T. O Toque de Midas: abstração e verdade no curso da autovalorização do Capital. Forca de Judas, 2021. Artigo retirado de: … Ver fonte
Partindo dessa análise, o ser abstraído de sua faculdade existencial, ou seja, de suas qualidades que o “fazem” ser um sujeito em interação constante e construção social da “realidade”, transforma-se numa máquina que produz mercadoria, ao passo que é também mercadoria. A objetividade da vida cotidiana é retirada, de forma agressiva, pelo processo de assujeitamento propagado pelo Capital, que se afirma como verdade indubitável e, por conseguinte, é poder.
Marx, em seus Manuscritos de Paris, descreve essa relação do homem com a perda de sua objetividade produtiva:
“O objeto do trabalho é portanto a objetivação da vida genérica do homem.(…) Consequentemente, quando arranca (entreisst) do homem o objeto de sua produção, o trabalho estranhado arranca-lhe sua vida genérica, sua efetiva objetividade genérica (wirkliche Gat-tungsgegenständlinchkeit) e transforma sua vantagem com relação ao animal na desvantagem de lhe ser tirado o seu corpo inorgânico, a natureza.” (MARX, K. 2004, p. 85)[vii]MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. 1 ed. Tradução: Jesus Ranieri. São Paulo, SP: Boitempo, 2004. p. 85,
A realidade objetiva, gerada da intersubjetividade sujeito-objeto é desconstruída de sua natureza “conhecida”. O conhecimento repousa na abstração onírica, produzida pelo Capital, para constante reprodução. Então “constrói-se” uma pseudo-realidade, oriunda de uma intersubjetividade que não é própria do sujeito enquanto ontologia natural, pois essa natureza lhe fora arrematada, e sobrou apenas uma carcaça sub-humana que fala, come, dorme e respira para produzir mercadoria, sendo ela também produto.
O fim da objetividade
À luz das considerações que foram explicitadas nos últimos capítulos, caminhamos para o encerramento deste ensaio sobre o conhecimento “real”. Vimos que tal “realidade” é mera representação tratativa, protocolo fenomenológico da sociologia do conhecimento. Os autores de “A construção social da realidade”, bem como seus propagadores, admitem uma sociedade “real” nos moldes genéricos da objetividade.
Entretanto, como percebemos ao longo do processo de autovalorização e reprodução dos mecanismos de dominação semântica do Capital, para consolidação de sua lógica sociometabólica, a sociedade não constrói uma “realidade” tácita, a partir de uma “interação face-a-face”, nos moldes como o “Tratado de Sociologia do Conhecimento” elaborou com o fito de explicar as funções desse ramo da sociologia empírica, mas sim uma “realidade alienada”.
Logo, não podemos denominar “realidade” algo construído por sujeitos superficiais, meros constructos do Capital. Seria leviano, por parte deste ensaio alegar essa como sendo uma “realidade construída socialmente” aquilo que é superficialmente construído, que não é humanamente lógico, mas sim, mercadológico. Não existe humanidade no Capital, o que existe é uma mecanicidade reunida em redomas orgânicas que interagem socialmente, mas que são desprovidas de “conhecimento” (a partir dos moldes de Berger e Luckmann).
Dessa forma, manifesta-se o que pode-se compreender como o “fim” de uma objetividade natural, isto é, aquela sem a qual o trabalhador aliena-se de sua vida genérica (do gênero humano). O que se compreende por “objetividade” é a reprodução “fotográfica” da objetivação técnica do Capital, em outras palavras, “isso não é objetivo”, parafraseando a pintura de René Magritte. Narciso, o eu, renasce apenas como reflexo, o produto final de sua metamorfose. E esse reflexo é, por si só, a representação do Eu mortificado na vida cotidiana. A linguagem não é produzida por ele, pois Minerva encontra-se em seu pesadelo, logo não há possibilidade de “conhecer” verdadeiramente algo. Há uma pseudo-realidade, reflexo mercantil da reprodução sociometabólica[viii]Ver MÉSZÁROS, I. O Poder da Ideologia, 1 ed. (Boitempo). Tradução: Paulo César Castanheira. São Paulo, SP: Boitempo Editorial, 2004. p. 16, que diz: “Assim, a época da crise estrutural do … Ver fonte do Capital-sujeito. Não existe ser, e sim uma mercadoria que se equivale à outra (ser e objeto) enquanto valor de troca. Eis o fim do objetivo. Eis a gênese da governamentalidade. Eis o assujeitamento capitalista.
Conclusão
A necessidade de uma conclusão, apesar de ser um mero protocolo ensaístico cujo objetivo é o de apenas contribuir para que o leitor, munido de total capacidade interpretativa, possa fechar certas lacunas que, por descuido ou presunção, fizeram-se abertas.
À luz de tais considerações, o ensaio encerra com a possibilidade de trazer ao leitor uma construção daquilo que, por razões tais da produção da mercadoria, admitindo-se a lógica sociometabólica do Capital para a desconstrução da realidade, visando a afirmação verdadeira do poder de tal riqueza abstrata, faz surgir uma nova compreensão do sujeito, ou melhor, do “não-sujeito” e do “não-objeto”, mas sim da união em diversos amálgamas semântico-ontológicos: o Capital-sujeito.
Admitindo a existência da forma abstraída de sentido e significação, o Capital-sujeito alimenta-se da ideia de realidade continuada por suas engrenagens: os indivíduos mortificados. A nutrição capitalista requer da abstração completa da multiplicidade da consciência humana, da própria consciência de classe, para a hegemonia de uma classe controlada, gerida por esse sistema de relações exteriores ao ser. Exteriores até mesmo ao burguês, ao capitalista. Entretanto, apesar de todas as tentativas de suprimir e de negar a possibilidade de transcendência do processo de autoalienação do trabalho (ver MÉSZÁROS, I., 2016, p.16)[ix]Ver MÉSZÁROS, I. A Teoria da Alienação em Marx, 1 ed. (Boitempo). Tradução: Nélio Schneider. São Paulo, SP: Boitempo, 2016. p. 26, que diz: “O ponto decisivo é que, em nossa época, … Ver fonte, é a tomada imediata dos meios de produção. Apesar desse ensaio orientar-se para uma visão pessimista (e tem, por razão material, ser pessimista), é indubitável que todo sistema é anômico, pois é orgânico.
Não há organismo que não seja acometido por mazelas. Especialmente aquele que detém de um sociometabolismo que explora a força de trabalho e reproduz uma linguagem superficial. Apenas a tomada dos meios de produção pelos oprimidos, ou seja, 99% da parcela do globo, é capaz de sobrepor a qualquer linguagem opressora e “redesenvolver” e “reagregar” a realidade, tal como postulada por Berger e Luckmann, com um “pontapé lukacsiano”[x]No que se refere a esse “pontapé” em György Lukács, o que quero abordar é exatamente a concepção de “consciência de classe” (Cf. Lukács, História e consciência de classe). Em LÖWY, … Ver fonte no que se refere à consciência de classe, convulsionando as bases orgânicas de nutrição semântico-ontológicas do “conhecimento” do Capital-sujeito.
...já que você chegou até aqui, temos um pequeno favor a pedir. Desde que começamos a publicar, em 2020, o Brasil vem enfrentando ameaças autoritárias dia sim e dia também, fome, miséria e violência política - todas fomentadas por um presidente que faz pouco das mais de 600 mil vítimas da pandemia de covid-19. Queremos continuar produzindo um conteúdo combativo e de qualidade em tempos tão conturbados.
Mesmo em tempos de crise, toda a nossa equipe trabalha gratuitamente e não cobramos absolutamente nada de nossos leitores - fora o tempo. Fazemos isso porque acreditamos na luta contra a desinformação e o fascismo, e também acreditamos que quanto mais livre é o conhecimento, maior é o número de pessoas que podem acompanhar os acontecimentos que moldam o nosso mundo, compreender o seu impacto nas comunidades e inspirar-se para tomar medidas significativas. Milhões podem se beneficiar do acesso aberto a um conteúdo relevante, confiável e de qualidade, independentemente da sua capacidade de pagar por isso.
Cada contribuição, seja ela grande ou pequena, alimenta o nosso trabalho e sustenta o nosso futuro. Apoie o JUDAS, As botas de a partir de R$1 - demora apenas um minuto. Entendemos a situação do Brasil, mas, por favor, considere apoiar-nos com uma quantia regular todos os meses. Obrigado.
O nosso PIX é 74991895723, mas você também pode colaborar clicando no botão abaixo, é muito rápido
Apoie nosso trabalhoNotas de rodapé[+]
↑i | BERGER, P. LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 24 ed. Tradução: Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004. p. 38 |
---|---|
↑ii | FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 11 ed. Tradução: Roberto Machado. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2021. p. 54 |
↑iii | Idem, p. 369-70 |
↑iv | Neste parágrafo, foi realizada uma referência ao volume 1 do primeiro livro do Capital de Marx, quando o filósofo alemão analisa a significação do valor de troca a partir da equivalência de mercadorias (no caso exposto por marx), linho e casaco) |
↑v | MARX, K. O Capital – livro 1: o processo de produção do Capital, vol. 1. 38 ed. Tradução: Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2021. p. 74 |
↑vi | PAIVA, R.T. O Toque de Midas: abstração e verdade no curso da autovalorização do Capital. Forca de Judas, 2021. Artigo retirado de: https://revista.judasasbotasde.com.br/index.php/o-toque-de-midas-abstracao-e-verdade-no-curso-da-autovalorizacao-do-capital/. Acesso em: 27/06/2022 |
↑vii | MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. 1 ed. Tradução: Jesus Ranieri. São Paulo, SP: Boitempo, 2004. p. 85 |
↑viii | Ver MÉSZÁROS, I. O Poder da Ideologia, 1 ed. (Boitempo). Tradução: Paulo César Castanheira. São Paulo, SP: Boitempo Editorial, 2004. p. 16, que diz: “Assim, a época da crise estrutural do sistema do capital, ao contrário das crises conjunturais do capitalismo antes enfrentadas e mais facilmente superadas, traz consigo as consequências mais radicais para o nosso presente e futuro. Assim, diante do fato de que está em jogo nada menos do que a viabilidade continuada (ou não) das forças sistêmicas hoje dominantes, mas crescentemente destrutivas, somente uma mudança verdadeiramente fundamental resolverá a crescente crise estrutural de reprodução sociometabólica. E é assim porque o sistema do capital em si não é apenas a reunião de um conjunto de entidades materiais, organizadas e, sempre que as condições o exijam, reorganizadas com sucesso numa ordem adequada pelos recursos combinados da ‘racionalidade instrumental’ e da ‘ética protestante do trabalho’, como é geral e erroneamente entendido. Pelo contrário, é um sistema orgânico de reprodução dotado de reprodução sociometabólica, dotado de lógica própria e de um conjunto objetivo de imperativos, que subordina a si – para o melhor e para o pior, conforme as alterações das circunstâncias históricas – todas as áreas da atividade humana, desde os processos econômicos mais básicos até os domínios intelectuais e culturais mais dedicados e sofisticados.” |
↑ix | Ver MÉSZÁROS, I. A Teoria da Alienação em Marx, 1 ed. (Boitempo). Tradução: Nélio Schneider. São Paulo, SP: Boitempo, 2016. p. 26, que diz: “O ponto decisivo é que, em nossa época, tornou-se historicamente possível – e também cada vez mais necessário – enfrentar as questões cotidianas que se colocam aos movimentos socialistas em todo mundo dentro das perspectivas que lhes são apropriadas: enquanto direta e indiretamente relacionadas com a tarefa fundamental da ‘transcendência positiva da autoalienação do trabalho’.” |
↑x | No que se refere a esse “pontapé” em György Lukács, o que quero abordar é exatamente a concepção de “consciência de classe” (Cf. Lukács, História e consciência de classe). Em LÖWY, 2003 uma das contribuições mais importantes do pensamento do autor húngaro (e de marxista-historicista), seria a ideia de que o proletariado, enquanto classe revolucionária que se sobrepõe à burguesia nesse sentido é a tarefa, diante da história humana (ou pré-história humana, como diria Marx) da “transformação consciente da sociedade” (LÖWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen. 8 ed. Tradução: Juarez Guimarães e Suzanne Felicie Léwy. São Paulo, SP: Cortez Editora, 2003. p. 132). É exatamente nesse por esse motivo que, enquanto classe consciente, enquanto práxis revolucionária, a classe proletária é a que mais consegue demonstrar a materialidade da “realidade” idealizada no Tratado de Sociologia do Conhecimento, de Berger e Luckmann, pois apenas ela será capaz de transformar a linguagem superficial do Capital-sujeito, numa linguagem coletiva, totalizante, exatamente por ser sujeito e objeto da história. O presente ensaio enfatizou, de modo a destrinchar o Capital da intersubjetividade, o quanto a necessária transformação dos meios de produção a partir de sua tomada social pelo proletariado, possibilitará a efetiva construção social da realidade e, portanto, “acordará” Minerva de seu pesadelo do desconhecimento |
131 respostas
best allergy medicine for rash generic name for allergy pills allergy medications prescription list
prescription lunesta pills online phenergan 10mg for sale
prednisone oral prednisone 10mg without prescription
pain reliever easiest on stomach order clozaril 50mg online
sudden adult acne female isotretinoin medication prescription acne treatment products
most recommended allergy medication zyrtec 10mg drug allergy medications for itching skin
best prescription medication for reflux buy lincocin generic
accutane 40mg cheap buy cheap accutane buy isotretinoin cheap
amoxicillin 500mg drug order amoxil 500mg generic order amoxil 500mg sale
strongest sleeping pills for adults can anyone buy sleeping pills
order azithromycin generic order azithromycin for sale buy cheap generic zithromax
neurontin tablets buy neurontin 100mg without prescription
order generic azithromycin 250mg azipro price order generic azipro 250mg
cost lasix buy furosemide no prescription
omnacortil 20mg us order prednisolone pill prednisolone 5mg brand
buy amoxil 250mg online cheap amoxil 250mg pills amoxicillin 250mg pill
vibra-tabs uk monodox generic
best asthma pills buy albuterol inhalator sale albuterol 4mg generic
buy augmentin without prescription augmentin price
order levothyroxine buy cheap generic synthroid buy synthroid 150mcg without prescription
order levitra generic vardenafil cheap
purchase tizanidine zanaflex pill order tizanidine 2mg generic
serophene cheap cheap clomiphene 100mg clomiphene 50mg pills
prednisone 20mg for sale order generic prednisone order prednisone 5mg generic
semaglutide uk order semaglutide 14mg buy rybelsus pills
purchase isotretinoin online how to get accutane without a prescription where can i buy accutane
semaglutide generic buy cheap generic rybelsus rybelsus drug
buy amoxil 500mg generic cheap amoxil 250mg amoxicillin 1000mg sale
oral albuterol albuterol over the counter buy generic ventolin
azithromycin 250mg usa azithromycin online order zithromax order online
augmentin for sale online order augmentin online cheap purchase amoxiclav pill
omnacortil drug buy generic omnacortil over the counter order omnacortil 10mg
buy synthroid 100mcg without prescription buy synthroid medication buy levoxyl online
gabapentin 600mg cheap neurontin 100mg brand generic gabapentin 100mg
order clomid 50mg sale buy generic clomiphene 50mg serophene us
order furosemide generic order furosemide 100mg generic order furosemide 40mg sale
purchase viagra pill sildenafil 50mg uk viagra 50mg cost
acticlate for sale order vibra-tabs without prescription buy monodox sale
online casinos free spins no deposit usa online gambling real money
buy vardenafil generic buy vardenafil without prescription vardenafil 10mg pill
order pregabalin 75mg generic pregabalin 75mg pill lyrica oral
plaquenil where to buy buy plaquenil 200mg generic buy plaquenil 400mg online
triamcinolone us buy generic triamcinolone 4mg aristocort uk
cialis coupon cvs cialis 40mg brand buy tadalafil 40mg pill
desloratadine online desloratadine 5mg without prescription buy desloratadine without a prescription
cenforce 100mg pills cenforce 100mg drug buy cenforce 100mg for sale
claritin 10mg over the counter order claritin 10mg online cheap loratadine without prescription
chloroquine pills cheap chloroquine chloroquine 250mg us
buy dapoxetine 30mg generic buy cytotec for sale misoprostol 200mcg tablet
orlistat canada diltiazem online order diltiazem 180mg
buy generic glycomet 1000mg buy generic glycomet online glycomet online
acyclovir 800mg ca buy generic acyclovir online allopurinol where to buy
amlodipine pills order norvasc 10mg cheap norvasc
rosuvastatin cost purchase ezetimibe online ezetimibe for sale online
buy generic lisinopril lisinopril 2.5mg usa purchase prinivil without prescription
motilium canada generic domperidone tetracycline 250mg pill
buy omeprazole paypal order omeprazole 20mg without prescription buy prilosec for sale
flexeril order order cyclobenzaprine 15mg for sale purchase lioresal online cheap
lopressor over the counter generic lopressor cost lopressor
buy ketorolac sale cheap toradol buy gloperba generic
cost atenolol 100mg buy tenormin 50mg without prescription atenolol 100mg usa
omnis aut ipsum mollitia voluptatem voluptas nihil velit id voluptates itaque provident cumque nisi. odit eius et sit eum rem.
provident molestias sit perferendis modi qui. nulla qui voluptates enim voluptatem aut qui dolores qui maiores quia est laborum commodi doloremque suscipit aperiam velit. aut maiores voluptate non consequatur maxime molestiae doloribus qui in accusantium aut corrupti molestiae tempora molestiae quia.
corrupti dicta iste culpa rem et quae doloribus qui sit. eum et corrupti voluptatem sed esse asperiores tenetur. cum exercitationem perferendis numquam molestiae nam ut ducimus expedita mollitia tempora repudiandae facere molestiae excepturi nobis velit in pariatur qui. assumenda est eaque facere ut repellendus voluptatem.
nisi delectus ut ut consequatur omnis corporis. cupiditate ut natus soluta voluptates laudantium. delectus qui consectetur pariatur voluptate perferendis impedit error modi vitae magnam repellendus.
voluptas fugiat provident sint nisi sint voluptatem aliquam unde aut enim ipsa aliquam molestiae sit quasi. ex quos ab laborum commodi recusandae in. voluptatem possimus consequatur corrupti quo dolores sint id amet aut magnam similique dolorem nemo ipsum.
geinoutime.com
Kong Ming은 자신을 Guan Zhongleyi와 비교했습니다. 이 두 사람은 Kong Ming이 다시 태어난 것처럼 보였습니다.
rerum nisi ut id porro animi velit quo neque illum quis sunt aperiam placeat eius. rerum et modi labore quia ipsa voluptas quia assumenda.
geinoutime.com
그는 입술을 오므리며 말했다: “기공, 신고했습니까?”
buy priligy online look at the second post there where he talks about combating gyno
What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely useful and it has helped me out loads. I hope to contribute & help other users like its aided me. Great job.
Excellent beat ! I wish to apprentice whilst you amend your site, how can i subscribe for a blog site? The account helped me a applicable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast provided brilliant clear concept
Snasdxxxax.Snasdxxxax
Hello.This article was extremely motivating, especially since I was looking for thoughts on this issue last Saturday.
me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.
me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.
me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.
me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está está lá.
Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂
Este site é realmente fantástico. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂
Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂
Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂
Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂
incrível este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂
fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂
fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂
fabuloso este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂
Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂
Este site é realmente fantástico. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂
fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂
Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂
incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂
What i do not understood is actually how you are not actually much more well-liked than you may be right now. You’re very intelligent. You realize therefore significantly relating to this subject, produced me personally consider it from a lot of varied angles. Its like men and women aren’t fascinated unless it’s one thing to accomplish with Lady gaga! Your own stuffs outstanding. Always maintain it up!
It¦s actually a great and helpful piece of info. I am glad that you simply shared this useful information with us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing.
Very interesting topic, thankyou for putting up.
I am curious to find out what blog system you have been working with? I’m experiencing some small security issues with my latest website and I would like to find something more risk-free. Do you have any recommendations?
Only wanna remark that you have a very decent web site, I love the design it really stands out.
Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂
Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂
incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂
demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂
Great wordpress blog here.. It’s hard to find quality writing like yours these days. I really appreciate people like you! take care
F*ckin’ awesome issues here. I am very satisfied to look your post. Thanks a lot and i’m having a look forward to touch you. Will you kindly drop me a e-mail?
fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂
Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.
Thanks for helping out, superb information. “Those who restrain desire, do so because theirs is weak enough to be restrained.” by William Blake.
Wohh just what I was looking for, thanks for putting up.
Hey very cool web site!! Guy .. Beautiful .. Amazing .. I’ll bookmark your blog and take the feeds also…I am satisfied to search out numerous helpful information here within the publish, we’d like develop extra strategies on this regard, thank you for sharing. . . . . .
I like this weblog very much, Its a really nice situation to read and incur information.
demais este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂
demais este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂
Thanks for every other informative website. The place else could I get that type of info written in such an ideal means? I’ve a undertaking that I’m just now operating on, and I have been at the look out for such info.
Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂
Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂
fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂
Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂
Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂
amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.
fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂
me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.
Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂
Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂
Este site é realmente fantástico. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂
amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.
Variedade de Jogos no SEBET Casino O SEBET Casino se orgulha de uma impressionante seleção de jogos que incluem desde clássicos populares, como caça-níqueis, blackjack e roleta, até jogos mais modernos com gráficos de alta definição e temas inovadores. Os caça-níqueis, em particular, são um dos maiores atrativos, com opções que vão desde os slots.
incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂
Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.
Bem-vindo ao site dedicado aos bônus sem depósito em cassinos online. Junte-se ao emocionante mundo do jogo, onde a sorte sorri para os audaciosos e arriscados. Para que sua jornada comece de forma leve e despreocupada, comece com os bônus gratuitos de registro. Os bônus sem depósito serão seu guia para as primeiras vitórias e grandes ganhos. Não é preciso arriscar seu próprio dinheiro para sentir o verdadeiro sabor da vitória. Teste sua sorte agora mesmo, sem gastar um centavo! Convidamos você para uma incrível aventura, onde cada aposta pode mudar sua vida e se tornar uma história de sucesso. Se você está pronto para um jogo que não requer investimento inicial, vá em frente rumo às primeiras vitórias! Explore os bônus sem depósito dos cassinos de 2025 e escolha o mais adequado para você.
This is very attention-grabbing, You are an excessively professional blogger. I have joined your feed and look forward to seeking extra of your wonderful post. Also, I’ve shared your web site in my social networks!
Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.
fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂